Sim e não. Sim, virou moda. O fácil acesso a esta tecnologia de geração de eletricidade, faz com que cada vez mais vizinhos amanhecem com as placas solares sobre o telhado. Modernidade e tecnologia. Não, não é moda se olharmos pelo lado do rendimento. A Geração própria de eletricidade reduz drasticamente a conta de luz. Optam pela economia e alto rendimento do novo investimento. Algumas vezes o acesso se dá através de financiamento. Neste caso, tem a parcela mensal, mas sabemos que vai até ali e termina. O financiamento, em alguns bancos e cooperativas de crédito, utiliza o sistema SAC, parcelas decrescentes. Utilizando prazo maior, em alguns casos, já a primeira parcela fica menor que a economia de luz ou se iguala ao valor do que seria a despesa de luz. O seu desembolso fica cada vez menor e podemos iniciar a contar a economia que fica cada vez maior. Tivemos casos em que o cliente paga o financiamento mais a taxa mínima e ainda assim fica menor do que gastava com a luz. A conta de luz é recorrente, ou seja, para sempre! Eu pago, meu filho irá pagar, o filho dele irá pagar e assim por diante. Ao instalar um gerador solar, irei pagar valor muito próximo à taxa mínima e seguirá beneficiando meus herdeiros, devido ao longo prazo de funcionamento. As placas tem 25 anos de garantia de produção acima de 80%. O microinvesor tem 15 anos de garantia. O rendimento ou economia assim alcançado com o investimento inicial não encontra igual no mercado de aplicações tradicionais. Investir na produção de sua própria energia é a melhor aplicação neste caso. Imagine uma situação: some sua despesa com luz dos últimos cinco anos. Mesmo sem atualizar os valores, certamente será um valor considerável. Agora imagine cinco anos após a instalação e pense o que fazer com o dinheiro. Aqui ao lado, você encontra várias contas de luz, o consumo e o valor pago após a instalação do gerador. Verifique!
Legislação Energia Solar
Resolução Normativa 482/2012 ANEEL: Clique Aqui
Resolução Normativa 687/2015 ANEEL: Clique Aqui
Consultoria: Parceria para investimentos
Importa para onde você quer ir. O meio de chegar mudou. Ao sair de casa estará tudo diferente, novos conceitos e valores. Para perceber, um novo olhar.
Novos modelos econômico-financeiros para gerar renda, redução de custos e prover rendimento. A segurança financeira virá de outras fontes chave na construção de rendas recorrentes, pautadas em parcerias.
Venha com a gente.
Solicite Contato:
- Whats: (49) 9 8888 9632
- E-mail: dieter.bader@solcasas.com.br
TECNOLOGIA MLPE – Microinversor
Eletrônica de Potência em Nível de Módulo – MLPE – do inglês: Module-Level Power Electronics. A nova revolução da Geração de Energia Elétrica através de sistemas fotovoltaicos.
Esta tecnologia utiliza microinversores conectados a 2 ou 4 painéis, diferentemente do inversor central conectado ao conjunto de painéis. Esta sistemática proporciona o aumento gradual no número de painéis gerando energia no formato modular. Cada conjunto de dois ou quatro painéis tem seu microinversor, proporcionando maior eficiência, segurança e versatilidade.
Com o microinversor conectado diretamente no painel, o monitoramento e a ação tanto de leitura como de correção, se dá individualmente a cada painel, levando a que cada um produza o seu máximo. Também possibilita saber o que se passa em cada painel facilitando a manutenção. Mas não é só isto. O problema detectado não se reflete para os demais painéis do arranjo. Fica limitado àquele painel, sob controle do microinversor.
Outros aspectos importantes do uso do microinversor:
Modularidade – Flexibilidade do custo inicial – Praticidade de expansão do sistema
Baixa Tensão Corrente Contínua (CC) – Maior segurança
Gerenciamento de sombreamento ou sujeira sobre os painéis
Manutenção individual – mantém o sistema produzindo – sem desligar – Menor custo de operação e manutenção
Monitoramento individual de cada painel
O microinversor conectado a dois ou quatro painéis trabalha com baixa tensão CC, em níveis seguros e baixa potência, reduzindo perdas por aquecimento e resultando em maior vida útil.
A conexão à Corrente Alternada (CA) se dá diretamente no microinversor, eliminando o projeto CC e suas altas tensões. Resumindo: a partir do microinversor, ainda sobre o telhado, sai cabo com 220V igual a que já tem na rede onde será conectada (casa ou indústria, por exemplo).
Com a tecnologia MLPE, obteve-se redução do tamanho e peso, menor tensão e potência, maior vida útil e até 25% mais eficiência.
Toda esta tecnologia chega ao cliente traduzido em maior garantia do produto, que varia conforme o fabricante, de 12 a 25 anos.
A praticidade e a eficiência do microinversor têm sido a nova opção na geração de energia fotovoltaica, tanto em pequenas usinas residenciais como em usinas médias e grandes, comerciais, industriais ou rurais.
Microinversor: uma tranqüilidade a mais para quem quer produzir sua própria energia.