Microinversor é a evolução do inversor central.

Longe de ser uma miniatura para “pequenos sistemas solares”, é amplamente utilizado e aqui no Brasil contamos com usinas solares para empresas dimensionadas e instaladas com o microinversor.

Microinversor veio para ser a primeira opção para quem deseja ter sua própria usina e seu uso está cada vez mais disseminado. Nós da SOLCASAS Energia Solar colocamos esta opção aos nossos clientes e para isto buscamos treinamento e o conhecimento obrigatoriamente necessário para o correto entendimento deste produto, e assim, poder dar a orientação e esclarecimentos adequados aos nossos clientes.

Veja algumas das vantagens na aquisição do Sistema de Energia Solar com microinversor:

Maior geração de energia, para potências iguais em relação ao inversor central

Mais seguros

Garantia maior em relação aos inversores centrais

Expansão modular

Aceita telhados com diversas águas e orientações

Instalação em menor tempo

Manutenção facilitada

Ganho de tecnologia.

Instalado lá no telhado, junto aos módulos.

Instalação do microinversor

O microinversor faz o monitoramente dos módulos um a um, independentemente, atuando no ponto de maior potência individual (MLPE). Os módulos tem pequenas diferenças de geração entre eles, mesmo que da mesma potência e da mesma marca. Mesmo efeito tem o sombreamento sobre alguns módulos e existência de sujeira. O fato de trabalharem com baixa tensão, permite que liguem mais cedo e desliguem mais tarde no por do sol, aumentando sua produção diária, que somada a tecnologia MLPE – Eletrônica de Potência em Nível de Módulo, leva a obtenção de eficiência superior nos sistemas com microinversor.

O modo de operação do microinversor com entradas para cada módulo independente e não em série, permitem que a corrente contínua seja mantida em baixa tensão, ou seja, na tensão do módulo e ele transforma esta energia em corrente alternada entregando na mesma tensão que já nos é conhecida, 127/220V. Totalmente lacrado é completado em seu interior com um composto gelatinoso, que não permite a entrada de oxigênio, que pudesse em caso de curto ou falha, romper em fogo. Estas característica tornam o sistema mais seguro e mais durável.

Com a tecnologia MLPE, o microinvesor aceita instalação com diferentes posicionamentos de cada módulo. Em edificações com telhado de várias águas e posições solares, chaminés, antenas, reduzido espaço em cada água e tantas outras dificuldades, o microinversor é a solução. Esta situação também permite que se mantenha arquitetura e estética adequada. O telhado deixa de ser limitador.

No caso de manutenção, encontramos no monitoramento sua maior qualidade. O microinversor, através de wi fi, envia dados de geração ao sistema de monitoramento, individualmente por módulo, o que permite verificar eventual falha do equipamento ou do módulo. O sistema poderá permanecer ligado e gerando nos demais equipamentos quando um microinversor ou módulo for enviado para garantia/troca.